Informações sobre a prova realizada pelo Ministério da Educação todos os anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação e têm como objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos e o ensino oferecido nas escolas de rede pública. Aqueles que fizeram o ENEM 2018, porém não consultaram sua nota podem acessar o site do INEP e informar o número de inscrição e do CPF para fazer a consulta.

A nota do ENEM pode ser usada em dois momentos do ano, sendo a primeira vez para inscrever-se no PROUNI (Programa de Universidade para Todos) e a segunda no SISU (Sistema de Seleção Unificada) que oferece vagas para diversas universidades de rede pública.

Os alunos podem se inscrever nestes programas tanto no primeiro e no segundo semestre do ano.

Inscrições para o ENEM 2019

Se você fez o ENEM no ano de 2018, porém deseja testar novamente seus conhecimentos pode realizar a inscrição Enem 2019 novamente, basta acessar o site do INEP e clicar na opção “Faça já a sua”. É necessário informar alguns dados pessoais como o nome completo, endereço, cidade residente, sexo, estado civil, dentre outros. Já no questionário socioeconômico o candidato deverá informar alguns dados sobre seus pais, vale lembrar que é fundamental ser verdadeiro.

O período de inscrição é do dia 13 a 27 de maio, mas os candidatos poderão efetuar o pagamento do boleto de R$ 35,00 até dia 29 de maio.

O que estudar para o ENEM 2019?

A prova do ENEM é considerada uma prova longa e de interpretação de texto, portanto é fundamental estudar com antecedência todo o conteúdo visto durante o ensino médio e os possíveis temas da redação.

O exame também conta com questões de língua estrangeira que pode ser inglês ou espanhol, cabe ao aluno escolher um dos idiomas no ato da inscrição. Para ajudar nos estudos o candidato pode refazer as provas anteriores dos exames, desta forma terá uma ideia de como será o ENEM 2019.

Se ainda não fez sua inscrição para a prova do ENEM não perca mais tempo e acesse agora mesmo a página do INEP. Esta é a sua grande chance de ingressar em uma faculdade!