Livro sobre uso da calculadora na aprendizagem da Matemática

As professoras Ana P. Valente da Silva e Raqueli Menezes S. da Rosa Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (GENTE) do Centro de Educação (RS)/RSPQR, publicaram o livro “El uso de la calculadora en los primeros grados de educación básica”, pela editora da Universidad de Medellín – Venezuela. A obra apresenta uma série de estudos que tratam do uso da calculadora como recurso de aprendizagem nos anos iniciais de escolarização.

Os resultados conjuntos das pesquisas desenvolvidas pelas docentes foram publicados inicialmente em português, em 2010, no livro “O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental” (Coleção Tendências em Educação Matemática. Autêntica Editora). Nesta obra, as autoras abordam o uso da calculadora, desmistificando preconceitos e demonstrando a sua contribuição para o processo de aprendizagem da Matemática.

Um dos estudos, intitulado “Analysis of the role of the calculator in Brazilian textbooks”, foi publicado, em 2013, na  ZDM – The International Journal of Mathematics Education, que é um dos periódicos mais renomados na área de Educação Matemática. As publicações da ZDM são feitas exclusivamente por convite. As professoras Ana P. Valente da Silva e Raqueli Menezes S. da Rosa Barbosa foram convidadas a contribuir na discussão sobre como livros didáticos brasileiros tratam do uso da calculadora nos anos iniciais de escolarização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *