Pagamento transferência social de renda começa nesta segunda-feira

Todos os meses as pessoas beneficiadas com o programa Bolsa Família 2020  podem sacar o seu valor referente ao tipo de direito que adquiriram, este pagamento segue o estipulado no calendário anual do programa, muito divulgado em todas as plataformas do Governo Federal, hoje o beneficiado possui maneiras simples de consultar o seu saldo, de maneira a nem precisar sair de casa.

O Bolsa Família é um dos maiores programas sociais do país e veio com o objetivo de ajudar famílias a saírem de situações de pobreza ou pobreza extrema, as garantindo condições mínimas de estrutura em suas vidas, como água, comida, educação, etc.

Apesar do programa ser nacionalmente conhecido e muito divulgado, muitas dúvidas ainda existem em torno do programa, inclusive por pessoas que já estão garantidas no programa.

Como Consultar o Bolsa Família

A instituição responsável pelos pagamentos do benefício é a Caixa Econômica Federal, ela disponibiliza um cartão magnético para os beneficiários para que o saque possa ser feito. Com o cartão também é possível consultar o saldo e o extrato pelos caixas eletrônicos do banco.

Porém nos últimos anos, o programa tem buscado facilitar o acesso à informação para as pessoas e criou maneiras de integrar a consulta à novas tecnologias, vamos a elas.

Consulta pela Internet – Uma maneira de fazer a consulta é via internet, pelo navegador de seu notebook, tablet ou smartphone, neste caso você deve acessar o site (Aqui), a página pedirá o NIS e a senha criada no momento que foi feita a solicitação do benefício.

Após isso, basta você clicar na opção “Enviar” para ser redirecionado a página exclusiva do programa. Na página você poderá saber de várias informações do Bolsa Família e fazer consultas, basta procurar no menu a opção “Programas Sociais” e depois clicar em “Bolsa Família”.

  • Aplicativo – O aplicativo da Caixa Econômica também é uma ótima opção para fazer consultas do programa, para isso basta você selecionar a plataforma do seu dispositivo móvel e baixar o aplicativo no site da Caixa, para fazer login no app basta o número NIS (é o número impresso no cartão do Bolsa Família).
  • Consulta pelo cartão Bolsa Família – Basta ir a uma lotérica ou um caixa eletrônico de alguma agência Caixa com seu cartão em mãos, ao fazer os procedimentos normais para acessar o menu, basta selecionar o “Saldo” e o caixa irá verificar o saldo em sua conta.
  • Consulta pelo Cartão Cidadão – Assim como a consulta pelo cartão Bolsa Família, a consulta pelo cartão cidadão é feita em casas lotéricas ou em uma agência da Caixa.
  • Consulta pela Conta Corrente – Para isso basta ter conta na Caixa, e assim, poderá fazer a consulta em casas lotéricas ou caixas eletrônicos.

Pagamento Bolsa Família 2020

O pagamento do Bolsa Família segue o calendário anual estipulado pela Caixa, ele é divulgado todo início de ano, ele segue uma organização de datas a partir do último número do NIS, presente no cartão de todos os beneficiados e a partir do dia estipulado no calendário, o pagamento pode ser sacado, o prazo máximo para saque é de 90 dias.

O pagamento do Bolsa Família é desbloqueado quando o cartão, recebido em casa é ativado, para isso, o responsável familiar deve ligar gratuitamente para o número 0800 726 0207 solicitando o desbloqueio e a liberação para cadastrar a senha do cartão.

Após isso, o responsável deve ir a uma lotérica assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão, deve levar documento de identificação para fazer o procedimento, a senha será escolhida e cadastrada e o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo.